domingo, 16 de agosto de 2009

O pai - Osho


"A instituição pai é algo inventado pelo homem. Não é uma coisa natural - é institucional. Algum dia pode desaparecer... A humanidade vivia sem a instituição da paternidade.

Talvez você se surpreenda em saber que a palavra tio é mais antiga que a palavra pai, porque o matriarcado precedeu o patriarcado. A mãe era conhecida, mas o pai era desconhecido porque a mãe estava se encontrando com muitas pessoas. Alguém tinha que ser o pai, mas não havia jeito de descobrir. Assim todos eram tios - todos os pais em potencial eram tios.

A instituição da paternidade veio com a invenção da propriedade privada; eles estão ligados. O pai representa a propriedade privada, porque quando a propriedade privada surgiu todos queriam seu próprio filho para herdá-la. "Eu não estarei aqui, mas uma parte de mim deveria herdar minha propriedade."

A propriedade particular veio primeiro, depois veio o pai.

E estar absolutamente certo que "A criança é o meu próprio sangue" - a idéia tornou-se prevalecente em quase todas as sociedades do mundo; e antes do casamento a mulher tem que ser absolutamente virgem. caso contrário é difícil decidir. Ela talvez já esteja carregando uma criança quando se casar, talvez esteja grávida, e então a criança será alguém e ela herdará a propriedade.

Para certificar-se que "É meu filho que vai herdar minha propriedade," a virgindade foi imposta à mulher.

Toda essa idéia de propriedade privada é que tem criado a figura do pai, a família, a posse da mulher pelo homem. Quando não houver propriedade privada, a figura do pai irá desaparecer. "


Osho, em "O Livro do Homem"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comentários são muito bem vindos! :-)