quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Profeta Gentileza

"A gentileza sempre nos soou como um sentimento leve, despojado e generoso. Assim também era José Datrino, o homem que renunciou à materialidade para se tornar o professor do amor, da compaixão e da beleza de espírito. Era ele o Profeta Gentileza.
José Datrino se tornou o Profeta Gentileza após a tragédia do Gran Circus Americano, em Niterói (RJ), em dezembro de 1961. Ele ofereceu consolo e solidariedade aos parentes das vítimas e, após isso, começou a andar pelo País espalhando sua pregação de desprendimento ao mundo material e valorização do sentimento gentil.
Entretanto, foi o Rio de Janeiro que recebeu as maiores contribuições de Gentileza. O homem de túnica branca, cabelos e barba longas, tão alvas quanto a pureza de sua alma, era visto freqüentemente na estação das Barcas, na Central do Brasil e na Rodoviária, locais de altíssima concentração de pessoas.
E foi no portão de entrada da cidade que Gentileza deixou o seu legado. Em 56 pilastras que sustentam o Elevado do Gasômetro, o Profeta eternizou sua mensagem de amor, respeito e crítica social.
Gentileza faleceria em 1996 em Mirandópolis (SP), sua cidade natal. Porém, a palavra e obra do Profeta ficam para sempre. É isto que a campanha Gentileza Gera Gentileza quer preservar. E, para isso, contamos com você!"

http://www.gentileza.net/
"Gentileza"



Composição: Gonzaguinha
Feito louco
Pelas ruas
Com sua fé
Gentileza
O profeta
E as palavras
Calmamente
Semeando
O amor
À vida
Aos humanos
Bichos
Plantas
Terra
Terra nossa mãe.
Nem tudo acontecido
De modo que se possa dizer
Nada presta
Nada presta
Nem todos derrotados
De modo que não de prá se fazer
Uma festa
Uma festa.
Encontrar
Perceber
Se olhar
Se entender
Se chegar
Se abraçar
E beijar
E amar
Sem medo
Insegurança
Medo do futuro
Sem medo
Solidão
Medo da mudança
Sem medo da vida
Sem medo medo
Das gentileza
Do coração.
Feito louco pelas ruas...

Vídeo da Música "Gentileza" - Marisa Monte:
http://www.youtube.com/watch?v=VKnVAZHehV0

Gentileza
Marisa Monte

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza

Por isso eu pergunto
A você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é o circo
Amor, palavra que liberta
Já dizia o Profeta. "

Para ler mais:

sábado, 12 de setembro de 2009

Era de Aquário





Registro aqui, para eu não deixar de lembrar, que o alinhamento astrológico descrito nesta música, composta há 40 anos, aconteceu em 14 de fevereiro de 2009.



Age Of Aquarius

When the moon is in the Seventh House
Quando a Lua estiver na sétima casa
And Jupiter aligns with Mars
E Júpiter alinhar-se com o Marte
Then peace will guide the planets
Então a paz guiará os planetas
And love will steer the stars
E o amor dirigirá as estrelas

This is the dawning of the age of Aquarius
Este é alvorecer da Era de Aquário
The age of Aquarius
A Era de Aquário
Aquarius! Aquarius!
Aquário! Aquário!

Harmony and understanding
Harmonia e compreensão
Sympathy and trust abounding
Empatia e confiança em abundância
No more falsehoods or derisions
Sem mais falsidade ou menosprezo
Golden living dreams of visions Visões de sonhos dourados
Mystic crystal revelation
Revelação do místico cristal
And the mind's true liberation
E a liberação da verdade da mente
Aquarius! Aquarius!
Aquário! Aquário!

When the moon is in the Seventh House
Quando a lua estiver na sétima casa
And Jupiter aligns with Mars
E Júpiter alinhar-se com o Marte
Then peace will guide the planets
Então a paz guiará os planetas
And love will steer the stars
E o amor dirigirá as estrelas

This is the dawning of the age of Aquarius
Este é alovorecer da Era de Aquarius
The age of Aquarius
A era de Aquário
Aquarius! Aquarius!
Aquário... Aquário!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Quíron no mapa astral: a ferida da alma

Mencionei o mito de Quíron no post anterior e pensando em astrologia, encontrei um site bem interessante. Na astrologia moderna, a localização de Quíron em um mapa define - numa visão simplificada - onde está a ferida da alma.
Para começar e fazer o mapa: no site http://www.astro.com/, em "horóscopos gratuitos" há uma infidade de informações. É possível fazer mapa astral, sinastria, ver previsões de longa duração, etc. O site tem a assinatura de Liz Greene, a quem tenho em consideração como a melhor astróloga do mundo.
Gosto muito do livro da Linda Goodmann "Seu futuro astrológico". Pode ser que este livro tenha pouco valor no universo da astrologia, mas o fato de que foi o meu primeiro contato mais a fundo com astrologia, me faz sorrir ao lembrar o quanto é divertido, fácil e tão elucidativo. Em 1993 a Eliane, uma amiga muito querida da faculdade, me emprestou este livro. Demorei a ter interesse em ler, mas quando aconteceu foi um rito de passagem: ali vi o prelúdio do que a astrologia poderia ajudar a alcançar. Tempos depois comprei o livro e o conservo para vez ou outra voltar a ler e, eventuamente, apresentar aos alegres interessados em astrologia. Digo os "alegres interessados" porque há uma classe de criaturas verdadeiramente curiosas, no que se refere à astrologia: são opostos aos alegres interessados, pois falam "eu não acredito" e elencam diversos argumentos para contestar a veracidade da descrição astrológica - ou a validade científica - mas pedem que seja feito seu mapa ou uma tentativa de descrever seu signo. Não entendo o propósito. "As pessoas grandes são mesmo extraordinárias", disse o Pequeno Príncipe.
Astrologia para mim é prática: noto o quanto serve para desvendar, revelar, contribuir para conhecer. Perguntaram-se certa vez se este julgamento em doze padrões de pessoas não seria limitante e preconceituoso. Avaliei que partir da ideia de que o outro é particularmente igual a mim, mesmo raciocínio, mesmo gosto, mesmas impressões, pode ocasionar alguns transtornos. A astrologia me ajudou a compreender que para começar há doze modos diferentes de sentir, de querer, de apreciar, de escolher, de reagir. Depois de entender o quão diferentes são estes doze tipos, acolhi as diferenças e abri espaço para entender tantas outras diferenças, voltando-me para o exame do ascendente, da localização de cada planeta e do instrumental todo que um mapa oferece.
Certamente mapas idênticos não refletem pessoas idênticas. O mapa não é uma pessoa, é só um mapa, assim como um mapa de cartografia não é o lugar que descreve. Há que se considerar as variáveis presentes em um mapa, multiplicadas pelas mais diversas interpretações. Imensa é a minha vontade de compreender, de enxergar o caminho, as rotas, as dificuldades, os obstáculos transponíveis e intransponíveis e, por fim, finalmente chegar ao lugar procurado.
Tem mais: a cada ano temos um mapa diferente, que vem a ser a Revolução Solar. Novos desafios e novos instrumentos ao alcance das mãos, a cada aniversário.
Voltando a Quíron: no site "astro" é possível fazer o mapa astral, ler a descrição de aspectos e é possível ver o desenho do mapa astral propriamente dito, onde dá para a localização Quíron. Este é o glifo de quíron:
No mesmo site http://www.astro.com/ há esta explicação:

"O glifo em forma de chave representado acima tem sido amplamente aceite e faz parte da base para a sua interpretação – Quíron é visto como uma chave para os planetas exteriores, bem como para aquelas esferas da vida representadas pelo seu papel dentro da mitologia clássica.
De acordo com o mito, Cronos (Saturno) apaixona-se loucamente pela ninfa Philyra. A sua esposa, Rhea, apanha-o em flagrante, e nisso ele transforma-se num cavalo e foge. O centauro Quíron foi o fruto desta união, uma criatura meio homem e meio cavalo. Philyra, repugnada ao ver aquela criança, pede a Zeus que a torne numa tília. Anos mais tarde, Quíron vive numa gruta no Monte Pelion, ensinando aos jovens heróis as artes marciais, a arte da caça e a música. Aquiles e Asclépios foram os mais famosos dos seus estudantes. O fim da sua história é repleto de simbolismo: Quíron é ferido acidentalmente por uma flecha envenenada pertencente ao seu amigo, Hércules. Sendo imortal, Quíron sobrevive com a sua terrível e incurável ferida. Quando Prometeus é para ser castigado, Quíron oferece-se para morrer em seu lugar. Este sacrifício da sua própria imortalidade liberta-o do seu tormento.
Quíron é uma criatura tanto animal como humana, combinando as partes obscuras, naturais e instintivas com as racionais. Astrologicamente, ele representa sabedoria, paciência e domínio sobre a obscuridade interior. Devido à sua própria ferida incurável, ele possui um profundo conhecimento sobre o sofrimento, em todas as suas formas. É esse poço de sabedoria que lhe permite aliviar a dor alheia. Devido ao facto de Quíron não se encontrar realmente no mesmo nível dos planetas "clássicos", os aspectos em relação a este planeta não aparecem nos nossos mapas astrais. "
Pois feito seu mapa no site astro (horóscopos gratuitos - desenho do mapa ascendente) encontre Quíron: estará em certo signo e em certa casa do zodíaco, então examine tanto a casa quanto o signo neste site:
Não há dúvida que há diversas interpretações disponíveis na internet. No site indicado acima há uma análise interessante e belas fotos do Centauro, com ressalvas quanto à redação prejudicada. Fiz esta trilha para quem quiser fazer o mapa e compreender mais sobre si e, olhando para Quíron, saber mais sobre as feridas da sua alma. Se decidir entrar, faça boa viagem!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Equilíbrio dos chakras


Este blog nasceu quando terminei de redigir uma sugestão para a meditação de enraizamento, que veio a ser o segundo post, onde relatei que estava com os chakras desalinhados. Eu não sabia que era este o problema, estava me sentindo enfraquecida, com aquela sensação chata de que uma gripe está se aproximando e vai derrubar. Só que a gripe não veio e eu permaneci com o desconforto, um descontentamento gratuito, estranho mesmo. Naquela ocasião os meus chakras foram examinados (com o "dual rod", instrumento de radiestesia) por três pessoas (eu estava na fase de testes do "dual rod") e foi constatado o desequilíbrio dos sete chakras.

Não bastasse a sensação esquisita de desconforto, fiquei chateada porque era o momento culminante de muitas pesquisas sobre energia, tinha descoberto tanta coisa bacana e, justamente naquele passo da caminhada, encontrava-me completamente desequilibrada energicamente. Lançando um olhar mais profundo e poético - por que não? - eu me feri na busca da cura. Talvez muito melodramático isto, mas é desconcertante a gente notar que se empenhou para melhorar e se sente inegavelmente pior. Faz lembrar o interessante mito de Quíron, o centauro com poderes de cura, que não consegue curar a própria ferida.

É fácil notar que frequentemente sabemos o chá bacana, a sopinha legal para indicar à amiga ou ao irmão debilitados, mas perdemos nossa habilidade e discenimento quando nós somos o paciente ou, no mais das vezes, o impaciente. O corpo pedindo trégua, pedindo um tanto de cuidado e repouso, e a gente vai com toda a fé enfrentar maratonas sob sol escaldante ou chuva torrencial, num arroubo de heroísmo tolo, que pode custar caro - creiam-me.

Como advertem no avião, para os casos de despressurização: primeiro coloque a máscara de oxigênio em você, depois nas crianças, ou seja, sem que você esteja respirando apropriadamente, a vontade de ajudar pode valer nada.

Naqueles dias eu tinha comprado umas pedras de cristal, as quais intuitivamente pretendia usar em auxílio ao Reiki, mas não tinha me ocorrido usar em mim. Naquela noite coloquei um gráfico de radiestesia sob meu colchão e no dia seguinte, sem exigir que as pedrinhas fizessem milagres, resolvi tratar-me com elas, colocando cada qual no ckakra correspondente. Foram quinze minutos e tive que sair. Senti-me um tanto melhor, mas cética como que o quê, pensei que era só uma impressão. No retorno para casa meus chakras foram novamente avaliados e estavam alinhados, bem bonitinhos.

Fiquei algo além de surpresa. Estava me sentindo muito melhor e não era por acaso. Pedrinhas poderosas aquelas.

Dias depois, aconteceu outra vez: alguns dos chakras desalinhados e, nesta segunda vez, foi a meditação de enraizamento guiada pela Aditi que fez a coisa voltar a funcionar normalmente.

Nesta semana a Ana Paula - amiga Reikiana - relatou ter experimentado este desconforto, o que descreveu de modo parecido com o que eu senti. Falou que fez a avaliação dos chakras e constatou o desequilíbrio.

Muitas coisas podem nos desequilibrar energicamente, seja o ócio ou o esforço excessivos, pensamentos, preocupações, má alimentação e até mesmo uma conversa com alguém, a energia de um ambiente, ou o contato com uma emoção forte.

Em conclusão, compartilho que muitas vezes a gente tem esta impressão de que algo está errado, e pode ser isto: o desequilíbrio de um ou vários dos chakras. Defendo a tese de que o que é natural é a saúde, a exceção é a doença, e mais, há uma mensagem em cada doença, ou debilidade física. Se pudermos tomar consciência do que o corpo está sinalizando, não é necessário que a doença se instale.

De outro lado, há diversos modos de devolver o equilíbrio aos chakras, para citar alguns: uma caminhada em um lugar arborizado, uma meditação em que se toma consciência de cada um dos chakras, insensos e mantras, orações, cantar - talvez até gritar um tanto, para soltar algo preso no chakra da garganta - rir muito, um dia de comida vegetariana rica em grãos, cromoterapia, um banho de cachoeira ou de mar. Há ainda posições de Yoga para esta finalidade, e claro, Reiki e cristais.

O melhor é testar para saber qual método pode fazer bem e é sempre bom fazer um esforço para compreender o que lhe afetou, ou a melhora alcançada pode ser provisória, pois se a condição que prejudicou for mantida, a recindiva é natural.

Cuide-se muito bem, você e eu merecemos sim.