quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Equilíbrio dos chakras


Este blog nasceu quando terminei de redigir uma sugestão para a meditação de enraizamento, que veio a ser o segundo post, onde relatei que estava com os chakras desalinhados. Eu não sabia que era este o problema, estava me sentindo enfraquecida, com aquela sensação chata de que uma gripe está se aproximando e vai derrubar. Só que a gripe não veio e eu permaneci com o desconforto, um descontentamento gratuito, estranho mesmo. Naquela ocasião os meus chakras foram examinados (com o "dual rod", instrumento de radiestesia) por três pessoas (eu estava na fase de testes do "dual rod") e foi constatado o desequilíbrio dos sete chakras.

Não bastasse a sensação esquisita de desconforto, fiquei chateada porque era o momento culminante de muitas pesquisas sobre energia, tinha descoberto tanta coisa bacana e, justamente naquele passo da caminhada, encontrava-me completamente desequilibrada energicamente. Lançando um olhar mais profundo e poético - por que não? - eu me feri na busca da cura. Talvez muito melodramático isto, mas é desconcertante a gente notar que se empenhou para melhorar e se sente inegavelmente pior. Faz lembrar o interessante mito de Quíron, o centauro com poderes de cura, que não consegue curar a própria ferida.

É fácil notar que frequentemente sabemos o chá bacana, a sopinha legal para indicar à amiga ou ao irmão debilitados, mas perdemos nossa habilidade e discenimento quando nós somos o paciente ou, no mais das vezes, o impaciente. O corpo pedindo trégua, pedindo um tanto de cuidado e repouso, e a gente vai com toda a fé enfrentar maratonas sob sol escaldante ou chuva torrencial, num arroubo de heroísmo tolo, que pode custar caro - creiam-me.

Como advertem no avião, para os casos de despressurização: primeiro coloque a máscara de oxigênio em você, depois nas crianças, ou seja, sem que você esteja respirando apropriadamente, a vontade de ajudar pode valer nada.

Naqueles dias eu tinha comprado umas pedras de cristal, as quais intuitivamente pretendia usar em auxílio ao Reiki, mas não tinha me ocorrido usar em mim. Naquela noite coloquei um gráfico de radiestesia sob meu colchão e no dia seguinte, sem exigir que as pedrinhas fizessem milagres, resolvi tratar-me com elas, colocando cada qual no ckakra correspondente. Foram quinze minutos e tive que sair. Senti-me um tanto melhor, mas cética como que o quê, pensei que era só uma impressão. No retorno para casa meus chakras foram novamente avaliados e estavam alinhados, bem bonitinhos.

Fiquei algo além de surpresa. Estava me sentindo muito melhor e não era por acaso. Pedrinhas poderosas aquelas.

Dias depois, aconteceu outra vez: alguns dos chakras desalinhados e, nesta segunda vez, foi a meditação de enraizamento guiada pela Aditi que fez a coisa voltar a funcionar normalmente.

Nesta semana a Ana Paula - amiga Reikiana - relatou ter experimentado este desconforto, o que descreveu de modo parecido com o que eu senti. Falou que fez a avaliação dos chakras e constatou o desequilíbrio.

Muitas coisas podem nos desequilibrar energicamente, seja o ócio ou o esforço excessivos, pensamentos, preocupações, má alimentação e até mesmo uma conversa com alguém, a energia de um ambiente, ou o contato com uma emoção forte.

Em conclusão, compartilho que muitas vezes a gente tem esta impressão de que algo está errado, e pode ser isto: o desequilíbrio de um ou vários dos chakras. Defendo a tese de que o que é natural é a saúde, a exceção é a doença, e mais, há uma mensagem em cada doença, ou debilidade física. Se pudermos tomar consciência do que o corpo está sinalizando, não é necessário que a doença se instale.

De outro lado, há diversos modos de devolver o equilíbrio aos chakras, para citar alguns: uma caminhada em um lugar arborizado, uma meditação em que se toma consciência de cada um dos chakras, insensos e mantras, orações, cantar - talvez até gritar um tanto, para soltar algo preso no chakra da garganta - rir muito, um dia de comida vegetariana rica em grãos, cromoterapia, um banho de cachoeira ou de mar. Há ainda posições de Yoga para esta finalidade, e claro, Reiki e cristais.

O melhor é testar para saber qual método pode fazer bem e é sempre bom fazer um esforço para compreender o que lhe afetou, ou a melhora alcançada pode ser provisória, pois se a condição que prejudicou for mantida, a recindiva é natural.

Cuide-se muito bem, você e eu merecemos sim.

2 comentários:

  1. Cris Padma Shanti, sua habilidade de expressar e compartilhar de forma clara suas experiências, é uma benção pra todos nós que temos o privilégio de estarmos próximos de você.
    Amor e gratidão por você!!!
    beijão!
    Aditi Prem *.*

    ResponderExcluir
  2. Bom post, finalmente encontro alguma informação decente. Tenho também meditado um pouco, tenho também lido a Biblia e ido á igreja para estabilizar-me e encontrar paz.
    Não sei qual vai ser o resultado mas espero que funcione ...
    Quanto ao teu post obrigado ;)

    Filipe.

    ResponderExcluir

comentários são muito bem vindos! :-)