quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Religião e religiosidade - Osho



"Religião não é o que as pessoas pensam que seja. Não é cristianismo, não é hinduísmo, não é islamismo. A suposta religião é uma rocha morta. Eu não ensino religião, mas religiosidade: um rio que flui, mudando continuamente seu curso, mas que finalmente chega ao oceano.

Uma rocha pode ser muito antiga, muito experiente, mais velha que qualquer Rigveda*, mas uma rocha é uma rocha, e está morta. Ela não se move com as estações, não se move com a existência; ela está simplesmente aí. Você já viu alguma rocha cantando ou dançando?

Para mim, religião é uma qualidade, e não uma organização. Todas as religiões que existem, e elas não são em número pequeno – há trezentas religiões no mundo –, todas elas são rochas mortas. Elas não fluem, não mudam, não se movem com os tempos. E qualquer coisa que esteja morta não vai ajudar você, a menos que queira fazer um túmulo; então talvez a rocha possa ser útil.

Todas as assim chamadas religiões têm feito túmulos para você, destruindo a sua vida, o seu amor, a sua alegria e enchendo a sua cabeça com fantasias, ilusões e alucinações a respeito de Deus, do céu e do inferno, da reencarnação e de todos os tipos de asneira.

Confio na fluência, na mudança, no movimento... porque essa é a natureza da vida. Ela conhece apenas uma coisa permanente, que é a mudança. Só a mudança nunca muda, todo o resto muda. No outono, as árvores ficam nuas; todas as folhas caem sem reclamação; silenciosamente, em paz, elas se unem outra vez à terra de onde vieram. As árvores nuas contra o céu têm uma beleza própria, e deve haver uma tremenda confiança em seus corações, pois elas sabem que, se as folhas velhas foram embora, as novas virão; e logo folhas novas, mais jovens e mais delicadas, começam a surgir.

Uma religião não deveria ser uma organização morta, mas um tipo de religiosidade, uma propriedade que inclui verdade, sinceridade, naturalidade, um profundo relaxamento em relação ao cosmos, um coração amoroso, uma afabilidade para com o todo. Para isso, nenhuma escritura sagrada é necessária.

Na verdade, não há escrituras sagradas em lugar nenhum. As assim chamadas escrituras sagradas nem mesmo provam ser boa literatura. É bom que ninguém as leia porque elas estão cheias de pornografia.

Uma religiosidade autêntica não precisa de profetas, salvadores, livros sagrados, igrejas, papas ou sacerdotes, porque religiosidade é o florescer do seu coração, é chegar ao centro do seu próprio ser. E, no momento em que você chega ao centro do seu próprio ser, há uma explosão de beleza, de bênção, de silêncio, de luz.

Você começa a se tornar uma pessoa totalmente diferente. Tudo o que era escuro em sua vida desaparece, e tudo o que era errado também desaparece. O que quer que você faça é feito plenamente e com absoluta consciência.

Eu conheço apenas uma virtude, que é a consciência. Se a religiosidade se espalhar por todo o mundo, as religiões desaparecerão. E será uma enorme bênção para a humanidade quando o homem for simplesmente homem, nem cristão, nem muçulmano, nem hindu. Essas demarcações, essas divisões, têm sido a causa de milhares de guerras ao longo da história. Se você revir a história do homem, não poderá resistir à tentação de dizer que vivemos no passado de
uma maneira insana. Em nome de Deus, em nome das igrejas, em nome de ideologias que não têm evidência alguma, as pessoas têm matado umas às outras.

A religião ainda não aconteceu no mundo. A menos que a religiosidade se torne o próprio ambiente da humanidade, não haverá religião. Mas eu insisto em chamá-la de religiosidade para que não se torne organizada. Você não pode organizar o amor. Já ouviu falar em igrejas de amor, templos de amor, mesquitas de amor? O amor é um caso individual com outro indivíduo. E religiosidade é um caso de amor maior do indivíduo em relação ao cosmos."

Extraído do Livro "Religiosidade é diferente de religião", (trecho do cap.01) - Osho

2 comentários:

comentários são muito bem vindos! :-)